Sunday, December 9, 2007

RemObjects & Pascal for VisualStudio

Há muito acompanho o que a empresa RemObjects vem fazendo no mundo do desenvolvimento (www.remobjects.com). Atualmente, ando olhando um pouco mais a fundo os produtos desta empresa. Além do DataAbstract (vulgo Vinci, o original RemObjects), tem o Chrome, que nada mais é que o Pascal para Visual Studio, incluindo o 2005 e 2008.
O primeiro RemObjects eu usei há muito, quando lançado. Hoje olho para ele com outros olhos, uma vez que a perspectiva de desenvolvimento corporativo e em multicamadas é, aparentemente, bem amplo. Não pude deixar de ver também o Chrome - Pascal para VS - e aí é que a coisa complica.... O Object Pascal é, de fato, adorado pelos seus usuários porquê nós de fato achamos que linhas de código como estas

static void Main(string[] args)
{
   int i = 0;
   i = i++;
}

diferentemente do que pensam os fanáticos por C++ e C# (o códito compila em ambos, com resultados diferentes!), nunca, nunca mesmo, irão contribuir para que o código fonte seja mais claro, que a qualidade do software seja mais garantida, que meu trabalho seja mais fácil ou mais bem feito, e que eu chegue mais cedo em casa! E ponto final.

A partir do momento que a RemObjects começa a transformar o ObjectPascal num híbrido eu, particularmente, começo a ficar desconfiado.

Quem quiser, tire a prova: Chrome Language Features

Vou até olhar mais profundamente, mas... com certeza tenho minhas restriçôes.

No comments: